Casal da Torrinha ou Quinta da Torrinha. (Lisboa)

sábado, 19 de janeiro de 2013

Clique nas imagens para as ampliar
Casal da Torrinha cerca de 1900. Em segundo plano vemos a Penitenciária de Lisboa
O Casal da Torrinha, era a 'Casa Senhorial' da Quinta da Torrinha, numa zona de Lisboa fortemente rural. 
Esta propriedade, junto com diversas outras quintas existentes, desapareceram com o inevitável crescimento da Capital e, neste caso exacto, deram lugar ao então Parque da Liberdade, mais tarde denominado por Parque Eduardo VII.
Casal da Torrinha antes de 1916.  Cliché de Joshua Benoliel

Citamos:

"A quinta estava situada no Vale de Pereiro, destacando-se a oriente as colinas do Castelo e da Graça, e a ocidente as do Carmo e S. Francisco, enquadradas pela envolvente rural para norte da cidade.

A transformação urbanística impulsionada pela reconstrução pombalina, que até finais do século XVIII privilegiou a zona baixa da cidade, estendeu-se a novos projectos prevendo a expansão urbana para outras zonas da cidade. O espírito da renovação subjacente aos projectos de melhoramentos da capital, entre outros aspectos, ditaram a demolição do Passeio Público pombalino (1879) para dar lugar à abertura da Av. da Liberdade e ao inicio de um longo debate público sobre o prolongamento da nova avenida, tendo sido finalmente decidido fechar a avenida, no topo norte, com a implantação de um espaço ajardinado, que viria substituir na memória dos lisboetas o desaparecido Passeio Publico."

"Os terrenos envolventes da Quinta da Torrinha, que na primeira metade do século XIX correspondiam a uma vasta área rústica de quintas, terras de semeadura, olivais e velhos casarões de tipo arrebaldino, estendendo-se entre a Rua de Artilharia Um e o caminho do Andaluz, até S. Sebastião da Pedreira, configuravam-se precisamente no ponto de expansão da cidade.Parte destes terrenos vão ser destinados ao Parque da Liberdade, cujas obras se iniciam em 1889. O novo jardim romântico será rebaptizado Parque Eduardo VII, em homenagem à visita do soberano britânico a Portugal, em 1903."
Casal da Torrinha antes de 1916. Cliché de José Arthur Leitão
Casal da Torrinha / Quinta da Torrinha
Casal da Torrinha

Imagens: 
- Joshua Benoliel
- Arquivo da CML

0 comments

Enviar um comentário